Tudo Sobre Multas de Trânsito – Tira Dúvidas

A multa de transito é um instrumento de punição pecuniária que é representada em dinheiro, no caso de multas de trânsito é uma sanção aplicada pelas autoridades como punição por infrações cometidas como trafegas sem a CNH, ultrapassar limite de velocidade, ultrapassar em locais proibidos, estacionar em locais proibidos, entre outras.

As multas de trânsito no Brasil variam em relação ao valor. Por exemplo, o preço das multas pode variar entre R$ 26,60, para algumas infrações menores cometidas por pedestres, até o valor de R$ 957,70, o valor mais alto reservado às infrações mais graves, como por exemplo, trafegar sem CNH ou com carteira vencida ou entregar o carro para alguém com CNH vencida dirigir.

Além do valor que a multa acarreta o condutor também sofre com a penalidade em pontos na carteira, que ultrapassando a quantidade de 20 pontos terá o direito de dirigir suspenso.

Porém algumas infrações por si já suspendem o direito do condutor de dirigir, como dirigir sob efeito de drogas ou álcool ou até mesmo deixar de prestar socorro a alguma vitima de acidentes em que o condutor possa a vir se envolver.

Você pode consultar multas de trânsito através dos sites do Detran de cada estado. Além da placa do carro, podem ser solicitadas outras informações adicionais, como o Renavam do veículo ou o chassi. A consulta é gratuita e você pode acessar a lista dos links para o Detran de cada estado no nosso guia sobre CNH.

Multas de Trânsito

Caso prefira você também por optar por se dirigir até uma unidade de atendimento do DETRAN da sua cidade e emitir o extrato de todas as multas, geralmente precisará somente do CRV (Certificado de Registro de Veículo), porém é interessante consultar no site antes e verificar qual é a documentação necessária.

recorrer da Multas de Trânsito

Ainda é possível recorrer caso você perceba que recebeu uma multa e não concorde com a autuação. Após ser multado você recebe dentro do prazo de até 60 dias a autuação na sua residência formalmente. Esse documento é de suma importância para a defesa da multa, por isso é importante sempre manter o endereço atualizado com os órgãos de trânsito.

Assim que você receber o documento, você deve procurar o órgão responsável por sua multa e retirar um formulário de recurso. Esse órgão pode ser o Detran ou a agência municipal responsável por trânsito. Você deve então preencher o formulário de recurso de multa, explicando com suas palavras e da melhor maneira possível o motivo da multa e por que ela é injusta. O prazo para recorrer a multa é de 30 dias.

Para que todo esse processo seja feito é importante levar até o órgão emissor de multas de trânsito os seguintes documentos:

  • Cópia de comprovante de residência
  • Cópia da sua carteira de identidade
  • Cópia dos documentos do seu carro
  • Cópia da sua carteira de habilitação
  • Cópia da notificação da multa recebida
  • Caso existam ou sejam necessários, comprovantes que possam ajudar a contestar a infração, como recibos, notas, atestados, etc.

A defesa da multa será julgada pela Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI). Que deve responder em até 30 dias concordando ou não com as alegações.

Compartilhar é se importar!

Rolar para o topo